domingo, 22 de abril de 2012

Ler e escrever na disciplina de Matemática


Ø
MATEMÁTICA
 
 
Estratégias de cálculo, resolução de problemas, registro oral e escrito, construção, reprodução e identificação de figuras, exploração e reconhecimento de corpos geométricos, medição e comparação de medidas.
Os textos dos problemas matemáticos exigem a proficiência em leitura. Os alunos precisam entender a que se refere cada número para analisar como chegar à resposta. O professor da disciplina deve ajudá-los a fazer as perguntas certas e conseguir relacionar os dados. Uma alternativa é pedir aos alunos que, antes de fazer os cálculos, falem com as próprias palavras sobre os caminhos para encontrar a solução.
 
O professor de matemática deve:
• procurar não se limitar simplesmente a corrigir exercícios, constatando resultados incorretos;
• deve-se ater ao como e ao porquê da atuação do aluno em uma determinada situação de ensino, além de preocupar-se em analisar as estratégias de solução, bem como as respostas, com a finalidade de buscar no erro as causas das dificuldades e dos obstáculos envolvidos no processo da aprendizagem do aluno.
• propiciar ao aluno o conflito de idéias e conceitos já adquiridos e, a partir da tomada de consciência desse conflito, de sua discussão aberta, que o aluno possa começar a ver a necessidade de reordenar, reorganizar e mudar seus conhecimentos prévios para que possa assimilar corretamente os novos conhecimentos que se apresentam.
 
 
A “Regra de Três”
Primeiramente, vamos interpretar essa regra. Assim, por que a regra chama-se de “TRÊS”?
• É preciso que o professor indique os caminhos, claro. Então, primeiro ele cria um conflito para o aluno resolver. Ora, como o próprio nome sugere, a regra de três envolve três números que podem nos auxiliar na descoberta de um quarto número, desde que, claro, esses três números estejam em proporção.
• Mas o que é proporção? Para responder a pergunta, passemos a um exemplo concreto: Se 2 crianças constroem 4 castelos de areia em um dia, quantos castelos 8 crianças construirão em um dia?
 
 
• Inicialmente, é preciso apontar os números reais do problema: 2 crianças, 4 castelos e 8 crianças.
• Depois levá-los a trabalhar com esses números de modo a buscar um quarto número como a leitura do enunciado da questão sugere.
• Então, qual é o número que está faltando? O de castelos construídos pelas 8 crianças.
• E como resolver o problema? Trabalhando com a proporção: se 2 crianças conseguiram construir 4 castelos, 8 crianças construirão ___ castelos. A fórmula matemática dada e decorada pelos alunos é: 2_ = 4_
                                                                     8      x
 
 
• Todavia, não basta decorar a fórmula. É preciso entender que se 4 números estão
em proporção, ou seja, 2 está para 4 assim como 8 está para x, em nosso
problema, o produto (isto é, a multiplicação) dos meios é igual ao produto dos
extremos (terminologias matemáticas, mas que não interferem no principal: a
lógica que está na cabeça de qualquer ser humano).
• Então: 2 multiplicado por x tem que ser igual a 8 x 4 = 32
 
 
Concluindo: O ensino de matemática não deve se limitar ao tratamento de
teorias formalizadas. Ele precisa desvelar sua relação com o mundo tanto no que
se refere à sua construção como à sua inter-relação com outras áreas de
conhecimento. Neste processo não existe uma forma objetiva e única de ação.
O ensino da matemática deve então criar condições para que o aluno reconheça
sua capacidade de construir conhecimento e proceder continuamente como um
pesquisador.
CARRASCO, Lúcia Helena Marques. Leitura e escrita na matemática.
In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as áreas.
6ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 192-204.
    • Logo x deve ser igual a 32 dividido por 2 = 16.   Bibliografia

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