LÍNGUA PORTUGUESA
• No Nordeste, os Sertões, de Euclides da Cunha.
• No Norte, Maíra, de Darci Ribeiro.
Leitura para a classe
Leitura para aprender a ler
Escrita para aprender a escrever
Produção textual
Comunicação oral
O professor de Língua Portuguesa pode assumir a função de auxiliar os colegas, porém é sua função colocar as turmas em contato com gêneros menos abordados nas demais áreas, como poemas, crônicas, contos, texto opinativo e trabalhar para aumentar o vocabulário dos estudantes com a exploração de textos mais difíceis.
INTERDICIPLINARIDADE
Importante também é o professor se aproximar mais dos colegas das outras áreas em um caminho interdiciplinar de abordagem temática, passando a conhecer e a dialogar com o que se passa na aula anterior ou na seguinte, serão possíveis resultados mais amplos, mais significativos. Seria interessante, por exemplo, um trabalho conjunto entre os professores de literatura, história e geografia. Vários textos literários podem ajudar os professores de todas essas áreas à prática de leitura e apreensão de conteúdos. Exemplos:
• No Rio Grande do Sul, o romance Os ratos, de Dyonélio Machado.
• Em Minas Gerais, o romance Ilda Furacão, de Roberto Drummond.
Cinthia Rodrigues (NOVA ESCOLA Ler em Todas as Disciplinas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário