APRESENTAÇÃO
Este blog faz parte de um programa de formação continuada, à distância, de educadores e todos estão convidados a visitá-lo sempre que quiserem.
O Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade é um
curso de formação continuada para professores PEB II
de todas as áreas e disciplinas. O curso pretende ampliar a formação dos participantes para que
possam tomar parte de forma mais efetiva nas práticas atuais que envolvem a
leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias, uma
das exigências para uma participação mais efetiva, letrada e cidadã na
sociedade.
A
primeira versão do Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade
foi elaborada pela PUC-SP, a partir de uma demanda da Secretaria de Estado da
Educação de São Paulo (SEE-SP) e contou com a particiapação de professores de
todas as áreas do currículo. Nesta segunda versão, apresenta-se reformulado
para contemplar as sugestões feitas pelos cursistas concluintes da primeira
versão e para estar em sintonia com o momento presente em que é novamente
oferecido à rede pública estadual.
A
ideia do curso é refletir e exercer, com os educadores em formação, práticas de
leitura e escrita em ambientes digitais interativos. A partir dessas vivências,
pretende-se trabalhar com diferentes abordagens de circulação, compreensão e
produção de textos - em diferentes gêneros, modalidades e linguagens - nas
salas de aula da rede pública estadual.
O
programa todo é composto por quatro cursos
No curso 1 estão previstas atividades de integração, familiarização com
os recursos computacionais e ferramentas digitais - de leitura e escrita em
ambiente digital -, com destaque para a leitura e produção de blogs e para o
uso/preenchimento de gêneros burocráticos - formulários, perfis e cadastros.
Além disso, haverá exploração de conceitos fundamentais no curso (gêneros do
discurso, esferas de atividade) e atividades de reconhecimento de
características de textos. O curso termina com uma análise de práticas
pedagógicas correntes na escola e uma reflexão sobre o quanto elas contribuem
para o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras.
No curso 2 você será convidado a vivenciar e analisar as capacidades de
leitura e escrita relacionadas aos discursos das ciências que alimentam as
disciplinas escolares. Explorará os discursos científicos, de divulgação
científica e didáticos, em diversas áreas do conhecimento, e as capacidades
específicas de leitura e escrita que eles exigem. A intenção é que você reflita
para perceber também como conduzir, junto a seus alunos, as atividades de
leitura e produção de textos nas aulas de sua disciplina, de maneira a levá-los
a uma compreensão mais efetiva dos conteúdos de sua área.
O curso 3 trabalhará com os textos jornalísticos que circulam nas
várias mídias, dentre as quais serão destacadas a impressa, a digital e a
televisiva. Esta etapa do trabalho depende de uma retomada das características
da esfera jornalística e da natureza dos textos que nela circulam. Serão
estudados também os demais atores que fazem parte dessa esfera, os jornais como
empresas, as características do “produto” que vendem e os interesses em jogo no
controle e veiculação da informação. Outros aspectos do trabalho neste curso
incluem o processo de produção dos textos jornalísticos, o cotidiano dos
jornalistas e demais articulistas e a função desses textos no dia-a-dia dos
leitores, ouvintes e espectadores das notícias. O curso propõe, ao final, uma
reflexão sobre como podem ser trabalhados os textos dessa esfera em sala de
aula.
No curso 4 são focalizadas algumas linguagens das artes e é proposta
uma reflexão sobre o tratamento que lhes é dado em ambientes virtuais. Estão
incluídas a linguagem da música e das canções, a poesia em suas variadas
formas, até mesmo a dos poemas digitais, e a pintura, da escola renascentista
até as artes digitais, com seus recursos de animação, flash e pintura em
pixels.
Nenhum comentário:
Postar um comentário