domingo, 22 de abril de 2012

Ler e escrever na disciplina de Geografia


GEOGRAFIA
 
 
Leitura e escrita sobre Geografia, atividades com imagens e mapas, trabalho de campo.
Além dos textos didáticos é preciso, nessa disciplina, ler o espaço - composto de paisagens naturais e culturais em transformação. Há também croquis, mapas, fotos e imagens de satélites que servem de apoio desde que sejam compreendidos. O aluno precisa entender também títulos, legendas e escalas.
Uma estratégia utilizada para ensinar a ler e escrever em Geografia é utilizar letras de música. Vejamos dois exemplos dados pelo professor Nestor André Kaercher, do NIUE da UFRGS.
 
 
Eu ando pelo mundo
Prestando atenção em cores que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores
Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção no que o meu irmão ouve
E como uma segunda pele, um calo, uma casca
Uma cápsula protetora
Eu quero chegar antes
Pra sinalizar o estar de cada coisa, filtrar seus graus
Eu ando pelo mundo divertindo gente, chorando ao telefone
E vendo doer a fome nos meninos que têm fome
Calcanhoto, Adriana. Esquadros, 1992.
 
 
Em um trabalho de leitura atenta da música de Adriana Calcanhoto com os alunos o professor de Geografia poderá:
• Tentar fazer os alunos “verem cores” que nunca tinham visto e “prestarem atenção” em coisas até então imperceptíveis. Assim, estará estimulando-os a ler o mundo com outros olhos.
• Estimular os alunos a “ouvirem o seu irmão”, com respeito e atenção. Tarefa difícil sem dúvida, mas é um exercício pedagógico que nós, os professores, podemos ajudar a praticar.
• Levar os alunos e a si próprio a se indignar com “a fome dos meninos”. Isso é mais do que “dar geografia”, é discutir ética, política, enfim, o mundo em que vivemos. É que um conceito tão importante em geografia, o de “espaço”, não deve ser apenas o de palco passivo onde os seres humanos atuam. Ele é, também, elemento influenciador/limitador/organizador/estimulador de nossas ações. Isso é ensinar a ler e a escrever em Geografia.
 
 
Chego a ter medo do futuro
E da solidão que em minha porta bate
E eu gostava tanto de você
Eu corro, fujo dessa sombra
Em sonho veio este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você
Maia, Tim. Gostava tanto de você, 1973.
 
 
Em um trabalho de leitura atenta da música de Tim Maia com os alunos o professor de Geografia poderá:
• Mostrar que, como o compositor captou, lugares não são apenas espaços “físicos” mensuráveis. Nada acontece fora do espaço.
• Relacionar estes espaços com os seres humanos que ali habitam para entender a sociedade e este espaço, esta parece ser uma das contribuições da geografia.
Enfim, ler e escrever em Geografia é:
• fazer relações entre o que o professor fala ou o que ele lê nos livros e geografia com o mundo que ele vê na TV, pr exemplo;
• fazer relações entre mundo/sociedade com sua escola e livros;
• perceber que o espaço que vemos/pisamos é a síntese da sociedade em que ele está inserido, isto é, o espaço contém (e é contido por) aspectos políticos, econômicos e culturais.
• Adquirir uma visão de mundo, reconhecer e estabelecer seu lugar no espaço geográfico, o que inclui, também, a noção da possibilidade de sua exclusão.
 
 
KAERCHER, Nestor André. Ler e escrever a geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espaço. In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as áreas. 6ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 73-85.
SCHAFFER, Neiva Otero. Ler a paisagem, o mapa, o livro... Escrever nas linguagens da geografia. In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as áreas. 6ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 86-103.

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