28 DE ABRIL - DIA DO EDUCADOR
Muito além de livros e cadernos, Educar significa ver o mundo com olhos capazes de se emocionar com o amor e com a tristeza, capazes de dividir angústias, capazes de espelhar a beleza do outro, quando nem ele mesmo consegue conhecer os próprios talentos.
Educar é dialogar: escutar com plenitude, e falar, com mansidão ou firmeza, tecendo sentidos para a voz, pois quem educa sabe que cada palavra é uma porta que se abre ao essencial, ao que nos faz efetivamente humanos.
Educar é nunca deixar de se despertar interiormente, pois a aprendizagem precisa de encontros, de entrega, de encantamento, e, acima de tudo, de modelos e referências em quem espelhar o caráter e os sonhos.
Educar é reconhecer a individualidade dos ritmos, descobrir os interesses autênticos, fortalecer os grupos e cada um, traçando caminhos que levam à autonomia no existir, no refletir, no criar.
Educar é comprometer-se em despertar a própria capacidade de ser feliz, de fazer feliz, de multiplicar-se e seguir construindo um mundo diferente, com pessoas diferentes, para quem ensinar e aprender significa, acima de tudo, humanizar.
PARABÉNS A TODOS OS EDUCADORES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário