domingo, 22 de abril de 2012

Leitura e escrita na disciplina de Arte


ARTE

Produção, percurso de criação pessoal, interpretação de imagens, fala, leitura e escrita sobre Arte.
Em Arte é preciso ensinar a ler textos sem palavras: texto verbal, filmes, músicas e imagens precisam ser lidos por etapas. Os estudantes devem passar pela descrição da obra, depois pela análise do estilo e pelo conhecimento do autor para só então chegar à mensagem que o artista pretende transmitir, ou seja, à interpretação.
Estágios a serem seguidos para a leitura de uma imagem:
Descrição: o aluno deve prestar atenção ao que está vendo e, a partir daí, listar apenas o que está evidente, isto é, tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor da imagem, as cores, os elementos etc. São observados ainda: título da obra, nome do artista que a fez, lugar, época, material utilizado, técnica, estilo ou sistema de representação (figurativo, abstrato etc.).
  Análise: o aluno deve refletir sobre o comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo: os espaços, os volumes, as cores, as texturas e a disposição na obra criam contrastes, semelhanças e combinações diferentes que neste momento serão analisados.
Interpretação: o aluno procura dar sentido ao que observou, tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.
Julgamento: o aluno emite um juízo de valor a respeito da qualidade da imagem, decidindo se ela merece ou não atenção.
 Cinthia Rodrigues (NOVA ESCOLA Ler em Todas as Disciplinas)
 
Exercício de leitura de imagem proposto por Isabel Kehrwald (1998).
Obra: Os retirantes, de Cândido Portinari, de 1944, óleo sobre a tela. MASP, São Paulo.
Fonte: Mange, Marily Diggs. Arte Brasileira para crianças. São Paulo, Martins Fontes, 1988. 8.
Descrição:
• O que você está vendo na imagem?
• Quantas pessoas está vendo? E que outros elementos?
• Existem linhas nesta imagem? Como são elas (lisas, grossas, retas, onduladas)?
• Que cores você vê? São claras, escuras, esfumaçadas?
• Que efeitos o artista conseguiu?
• Qual estilo e técnica da pintura?
Análise:
• Você identifica movimento na obra?
• Há uma figura central?
• Como é o fundo?
 Interpretação:
• Que sentimentos a obra motivou?
• A realidade expressa na obra é a mesma de hoje?
• Se Portinari fosse vivo será que pintaria o mesmo tema?
• Que semelhanças e diferenças é possível identificar no ontem da obra e o hoje?
Julgamento:
• Você acha que a obra é importante? Por quê?
• Por que Portinari a pintou?
• Por que as pessoas querem ter obra de arte?
A ESCRITA
O professor deve privilegiar o percurso criativo do aluno desestimulando os modelos prontos para colorir, as folhas mimeografadas ou xerocopiadas e as imagens estereotipadas que empobrecem a manifestação simbólica da criança rumo ao desenvolvimento de sua identidade como sujeito capaz de criar/recriar, participar/transformar. O professor de qualquer área do conhecimento é responsável também pela educação estética dos alunos.
Referência bibliográfica
KEHRWALD, Isabel Petry. Ler e escrever em artes visuais. In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as áreas. 6ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 23-33. 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário