ARTE
Estágios a serem seguidos para a leitura de uma imagem:
Exercício de leitura de imagem proposto por Isabel Kehrwald (1998).
• O que você está vendo na imagem?
• Quantas pessoas está vendo? E que outros elementos?
• Que cores você vê? São claras, escuras, esfumaçadas?
• Que efeitos o artista conseguiu?
• Qual estilo e técnica da pintura?
Produção, percurso de criação pessoal, interpretação de imagens, fala, leitura e escrita sobre Arte.
Em Arte é preciso ensinar a ler textos sem palavras: texto verbal, filmes, músicas e imagens precisam ser lidos por etapas. Os estudantes devem passar pela descrição da obra, depois pela análise do estilo e pelo conhecimento do autor para só então chegar à mensagem que o artista pretende transmitir, ou seja, à interpretação.
• Descrição: o aluno deve prestar atenção ao que está vendo e, a partir daí, listar apenas o que está evidente, isto é, tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor da imagem, as cores, os elementos etc. São observados ainda: título da obra, nome do artista que a fez, lugar, época, material utilizado, técnica, estilo ou sistema de representação (figurativo, abstrato etc.).
• Análise: o aluno deve refletir sobre o comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo: os espaços, os volumes, as cores, as texturas e a disposição na obra criam contrastes, semelhanças e combinações diferentes que neste momento serão analisados.
• Interpretação: o aluno procura dar sentido ao que observou, tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.
• Julgamento: o aluno emite um juízo de valor a respeito da qualidade da imagem, decidindo se ela merece ou não atenção.
Cinthia Rodrigues (NOVA ESCOLA Ler em Todas as Disciplinas)
Obra: Os retirantes, de Cândido Portinari, de 1944, óleo sobre a tela. MASP, São Paulo.
Fonte: Mange, Marily Diggs. Arte Brasileira para crianças. São Paulo, Martins Fontes, 1988. 8.
Descrição:
• Existem linhas nesta imagem? Como são elas (lisas, grossas, retas, onduladas)?
Análise:
• Você identifica movimento na obra?
• Há uma figura central?
• Como é o fundo?
Interpretação:
• Que sentimentos a obra motivou?
• A realidade expressa na obra é a mesma de hoje?
• Se Portinari fosse vivo será que pintaria o mesmo tema?
• Que semelhanças e diferenças é possível identificar no ontem da obra e o hoje?
Julgamento:
• Você acha que a obra é importante? Por quê?
• Por que Portinari a pintou?
• Por que as pessoas querem ter obra de arte?
A ESCRITA
O professor deve privilegiar o percurso criativo do aluno desestimulando os modelos prontos para colorir, as folhas mimeografadas ou xerocopiadas e as imagens estereotipadas que empobrecem a manifestação simbólica da criança rumo ao desenvolvimento de sua identidade como sujeito capaz de criar/recriar, participar/transformar. O professor de qualquer área do conhecimento é responsável também pela educação estética dos alunos.
Referência bibliográfica
KEHRWALD, Isabel Petry. Ler e escrever em artes visuais. In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as áreas. 6ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 23-33. 9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário